A Modelagem aplicada à sistemas agrícolas
Do que se trata a quando se fala de modelagem de sistemas?
Modelagem consiste em realizar uma caracterização de um sistema real, como uma simples descrição verbal escrita, um simples desenho do sistema analisado, ou ainda como um complexo conjunto de equações para ser utilizada na descrição numérica de um dado sistema. Podem-se definir modelos de culturas como um simulador dinâmico do crescimento de um cultivo por meio de integração numérica de seus processos biofísicos constituintes com a ajuda de computadores, sendo portanto uma técnica para a construção de uma “cópia” relativamente transparente da cultura no campo (Sinclair & Seligman, 1996).
Como se aplica o conceito de modelagem em processos agrícolas?
A modelagem aplicada à processos agrícolas usa-se de processos biofísicos para realizar modelos mecanísticos ou empíricos com a finalidade de prever produtividade, regular plantio e demais processos agrícolas de modo a obter o melhores colheitas. Esses modelos aplicados avaliam eventos cíclicos climáticos e biológicos de maneira que eles se interligam e podem então ser comparados com as projeções de mercado para prever melhores momentos para se efetuar tanto o plantio quanto a colheita de safras. Os modelos agrícolas usam-se de diferentes níveis de detalhamento para simular os processos agrícolas, tendo em vista a complexidade e a diferença de finalidade, se para pesquisas ou para aplicações práticas.
Breve histórico da modelagem agrícola
Na década de 90 com a grande demanda de lavouras produtivas deu-se inicio ao processo de investigação sistemática dos métodos de pantio. A partir de então foram sendo gerados cada vez mais dados sobre as safras, aliado ao surgimento das tecnologias da informação os processos de analise sistémica e de modelagem dos processos agrícolas ficou cada vez mais atrativo. E hoje ja se dividem em vários grupos de pesquisa incluindo manejo de processos e política de planejamento.
Comments